Dona Maria Do Barro

Decoração com Arte, Artesanato, História e Respeito às Raízes⠀

As peças da Dona Maria do Barro carregam a paixão pela arte através do artesanato popular brasileiro. As peças confeccionadas pelos artistas, artesãos e ceramistas da Zona da Mata, Agreste e Sertão Pernambucanos (regiões do Nordeste Brasileiro), tem o intuito de carregar o DNA da estética popular.

A ideia é valorizar e ampliar o olhar para a cultura e características regionais transmitidas na arte/artesanato popular inspirados nas suas cores, formas, histórias e afetos dentro dessa imensa diversidade cultural  que há em terras brasileiras.

Alcides e Charles, idealizadores da Dona Maria do Barro, além de construírem a ponte com um público novo, fazem co-criações com os artistas que trabalham. Se inspiram em suas vivências e criam arte do barro. Os desenhos e estampas em suas peças são inspirados em seus sítios de origem e do que os olhos guardaram na memória, valorizando a potência da cultura e a grandeza da diversidade do Brasil. 

O Processo

As peças cerâmicas são feitas e queimadas no ateliê de ceramistas de tradição, da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O trabalho é concluído em São Paulo, acrescentando perspectivas, com total cuidado e compromisso em manter a identidade e originalidade da cultura brasileira retratada em cada peça. 

A experiência estética busca refletir sobre o que somos através da junção de diversos elementos da cultura popular.  A pintura, por exemplo, é fria, policromática, e reforça a linguagem da Arte Popular. A queima a lenha, com madeira autorizada pelos órgãos competentes, dá peculiaridade a cada peça pela influência das chamas. Além disso, o processo de confecção é totalmente artesanal, desde a parte cerâmica, a pintura e a finalização das cordas, o que torna cada peça, feita à mão, única.

O colorido da pintura busca resgatar o olhar precioso e potente tão presente na arte e manifestação popular: o Olhar da Criança. Que tem nas cores fortes o sinônimo da alegria, espontaneidade e felicidade.

E assim a Dona Maria do Barro enche os lares de significados e aconchegos.

Sobre as peças

Vaso Maria Bonita e Pendente LamPião

O Vaso Maria Bonita e o Pendente LamPião têm inspiração na Estética do Cangaço (movimento social ocorrido durante o fim do século XIX e início do século XX no Nordeste do Brasil), onde a partir dos anos 1930, com a entrada das mulheres no movimento, houve uma afirmação estética peculiar com uma forte presença de cores e bordados nas vestimentas tanto masculinas quanto femininas.

As peças da Dona Maria do Barro transmitem beleza, sensibilidade e conseguem traduzir um importante acontecimento histórico em uma peça de arte.  Mantêm o firme compromisso em preservar a essência de uma cultura rica e diversificada, sempre a  valorizar o trabalho de ceramistas de pequenas comunidades do Nordeste brasileiro.


Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre os artesãos que apoiamos!

Todas as peças disponíveis em nosso site.

Obrigada por leres até o final!

[powr-comments id="50e89c2f_1588325465"]

Compartilhe esta postagem